Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

HL Mencken e o pensar de forma independente

Por Bill Bonner

Os escritos de HL Mencken - o Sábio de Baltimore, a casa da Ágora Inc. - tem sido um companheiro constante para mim desde o início da minha vida escrevendo. O brilho, a linguagem, a percepção, a bravura opinionating, a história, a alfabetização surpreendente - está tudo aqui, e tudo flui aparentemente sem limites. Todas essas características são combinadas em uma só mente e vida, mas nenhuma dessas características é a razão por que é importante ler Mencken. A razão mais importante é que Mencken auxilia na grande luta para libertar-se das convenções intelectual e tornar-se um observador maduro do mundo.

Para amadurecer meios para gradualmente abandonar a dependência de outras pessoas e depender de seus próprios recursos. Significa, também, a aceitar a responsabilidade para os julgamentos que você faz, e não desprendê-los em outras pessoas. É o mesmo com o pensamento. Amadurecer significa libertar-se das formas enlatadas de pensamento que, uma vez aceito, sem dúvida, e em vez de ver o mundo por aquilo que ele é. É o passo essencial para viver uma vida livre.


Democracia americana moderna parece guerra contra esse tipo de maturação. Dê uma olhada nos livros políticos e financeiros mais vendidos nas listas convencionais. Seu objetivo é jogar a seus preconceitos, para trazer-lhe o conforto de ter algo que você já acha armado. Em política, isso significa torcer para a festa X mais Y partido em razão de que aceita a ideologia X sobre a ideologia Y. Simplesmente não há grande mercado para as pessoas que aceitam um pouco de cada ou rejeitar ambos.


Em finanças, significa acreditar que o mundo é ou progressivamente se unindo ou caindo aos pedaços. A evidência para apoiar esta ou / ou proposição é montada de forma a confirmar como verdade aquilo você teria que pensar.

Isto é o caminho fácil. Mas não é a obtenção de maturidade. Ele não está pensando em si mesmo. É dependência. Consiste na formação de seu pensamento a um modelo forjado por outros. As pessoas que leem, imaginam que estão educando-se. Mas, na verdade, eles estão apenas empanturrando-se em convenções estabelecidas.

Se realmente queremos pensar muito e de um forma madura, precisamos encontrar idéias que causam algum elemento de desconforto. Precisamos sair de nossas zonas de conforto e imaginar que talvez a multidão não é tão inteligente como as pessoas dizem. Talvez a gente só pode encontrar a verdade de uma situação de uma opinião de que os cortes na contramão, não é representada por partido político, e se afasta radicalmente de ortodoxias estabelecidas. Quando percebemos isso, entramos no caminho para a maturidade intelectual.


Os pensadores e escritores que podem ajudar neste processo são poucos. Quando eles aparecem, eles desaparecem tão rapidamente por falta de campeões. Temo que este pode ser o destino de HL Mencken. Durante décadas, ele estava lá para mexer a panela e trabalho contra a opinião da máfia. É por isso que ele se opôs a entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial É por isso que ele era um progressista literário em tempos em que a maioria das pessoas foram presas no passado. É por isso que ele ridicularizou Proibição quando o estabelecimento governo religioso todo Nordeste e pensei que era uma ideia brilhante. É por isso que ele nunca encolheu debatendo ortodoxias que foram aceitos por quase todos.

Ao longo de sua carreira, assim que ele encontrou um sólido bloco de campeões, ele iria perdê-los tão rapidamente. Ele estava desconfortável com a popularidade, assumindo que era um sinal de que ele precisava para agitar as coisas um pouco. Por exemplo, ao final de 1920, ele era o queridinho dos literatos e o brinde da cidade. Seus ataques à administração Hoover manteve em boas graças, mas depois ele voltou seu olhar em direção a Franklin Roosevelt e ridicularizou o New Deal para a monstruosidade que era. Seu apoio descoladas, e mais uma vez ele se viu sozinho. Ele ainda discordou sobre a segunda acusação de guerra em sua vida e caiu definitivamente em desuso.

Mencken era um campeão do individual, da racionalidade, da mente humana em um século do coletivismo de muitos tipos. É por isso que ele duvidava seriamente que o individualismo poderia triunfar em uma era de manias políticos e religiosos de massa. Como seu Credo americano mostrou, ele entendeu a cultura americana como poucos antes ou desde então tem. Ele amava este país e suas culturas variadas, mas ele também viu que havia um problema intratável que impeça América de nunca alcançar a sua esperança. A falha ele resumiu com a palavra "puritanismo". Ele não estava referindo-se tanto a uma seita religiosa estreita, mas para uma visão da vida que buscava a destruição do pecado e da imperfeição e, ao fazê-lo, guerreou contra a vontade humana e da própria liberdade.

Mencken nunca procurou trazer conforto aos seus leitores. Ele procurou perturbar e desalojar preconceitos, apontando verdades desconfortáveis sobre o mundo que nos rodeia. Neste sentido, ele era um dos poucos pensadores verdadeiramente independentes do século passado. Ele deixou um legado poderoso, que nos permite estudar com ele - não tanto os detalhes do que ele disse, mas sim como ele pensou. Todo aquele que busca viver uma vida mais livre, mais feliz e mais próspero pode agora olhar para ele como um exemplo do que isso significa para exercitar o pensamento verdadeiramente independente. Para ser seu aluno significa ser aterrado até mesmo como aqueles ao seu redor estão sendo fustigado pelos ventos da opinião pública e manipulação política.

Está tudo resumido na ideia revolucionária de núcleo credo de Mencken: "Eu acredito que é melhor dizer a verdade do que a mentira que eu acredito, que é melhor ser livre do que ser escravo. E eu acredito que é melhor saber, do que ser ignorante. "

Fonte: Laissez Faire Today

PDF: O Livro dos Insultos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.