Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

sábado, 17 de fevereiro de 2018

"Individualismo e Inteligência"

por Don Boudreaux, em 17 de fevereiro de 2018

Foto: Abertura da série Kung Fu (1972 - 1975)
 

Minha coluna no Freeman de maio de 2003 é dedicada a explicar que cada indivíduo na sociedade moderna se beneficia do uso contínuo de uma quantidade de conhecimento que não é possuído por ele ou ela - e mais: uma quantidade de conhecimento que nem possivelmente pode começar para ser possuído por qualquer mente ou começar a ser compreendido por um congresso de Einsteins equipado com tecnologia informática do século 23. Minha coluna está abaixo da dobra.

Quão inteligentes são os seres humanos?

Esta pequena pergunta é complexa. Claro, a inteligência existe em muitas variedades. Um genio de matemática pode acreditar nos poderes preditivos dos cartões de tarô; um grande romancista pode tropeçar pelo mais simples exercício de lógica; um gerente estelar pode ignorar a literatura.
Embora interessante, essa complexidade particular que aflige a questão da inteligência humana não é minha preocupação aqui. Quero destacar uma questão mais profunda: cada um de nós, em pé sozinho, é surpreendentemente ignorante e propenso a uma grande tolice.

Esta afirmação pode parecer chocante, vindo de um arqueólogo individual como eu. Mas qualquer choque que possa surgir é a falta de compreensão do individualismo. Para explorar a questão da inteligência humana, então, exige que entendamos primeiro o individualismo.

O individualismo, como usado aqui, é uma filosofia política. É um conjunto de verdades sobre a natureza da sociedade e um conjunto de preceitos sobre as relações adequadas entre o governo e os indivíduos. O individualismo nega que a sociedade seja distinta dos indivíduos que a compõem. Nega a existência de uma "vontade geral". Reconhece que os agregados utilizados para discutir a sociedade - como o "PIB", "o povo americano" ou "a cidade de Chicago" - são exclusivamente decorrentes da interação das escolhas e ações de multidões de indivíduos. Esses agregados não têm outra realidade senão aquilo que é criado por cada um dos milhões de indivíduos que interagem uns com os outros de maneiras muito complexas para descrever em palavras.

O individualismo nega que o governo reflete com precisão os "desejos das pessoas", porque o individualismo nega que "o povo", como um grupo, é uma entidade consciente que pode desejar. Tenho desejos; minha esposa tem desejos; meu vizinho tem desejos. Alguns desejos podem ser compartilhados universalmente. Outros podem entrar em conflito intensamente. Mas mesmo os desejos que são compartilhados por todos são os desejos de indivíduos únicos. Nenhuma criatura distinta de indivíduos tem esses desejos.

Uma conseqüência dessa perspectiva é a suspeita do individualista de usar o governo para forçar algumas pessoas a fazerem a licitação dos outros. O individualista rejeita o mito romântico de que algumas pessoas são milagrosamente transformadas pelo estado em algo parecido com Deus, que pode discernir e integrar os inúmeros conhecimentos dispersos entre milhões de seres humanos. Por sua vez, o individualista é hostil às tentativas de subjugar qualquer pessoa a qualquer entidade supostamente "maior".

O individualismo não é uma crença de que todos estão ou se sentem isolados como uma ilha dos outros. Os individualistas reconhecem o fato feliz de que cada um de nós depende continuamente de inúmeras outras pessoas - nossa família, amigos, colegas e os literalmente centenas de milhões de estranhos em todo o mundo, cuja criatividade e esforços resultam nos bens, serviços e idéias que são nossos prosperidade.

O individualista entende que a sociedade cresce organicamente apenas a partir da interação das escolhas e ações de cada pessoa com as de milhões de outras pessoas e que a coerção exercida por uma autoridade central bloqueia esse crescimento.

Inteligência Humana

O individualista aprecia profundamente os limites do conhecimento de cada indivíduo. E, além de estar atento à importância da cooperação social, ele também tem consciência de que:

A cooperação não pode ser coagida;

A cooperação envolve frequentemente a criatividade (por exemplo, o design do empreendedor de uma melhor ratoeira para oferecer para venda);

Porque a criatividade está envolvida, e também porque cada indivíduo possui uma variedade única, mas limitada de conhecimento, os resultados da cooperação não podem ser conhecidos antecipadamente;

Cada indivíduo, sendo bastante ignorante, é propenso a erros de percepção e erro; assim, a descoberta da verdade - o processo de distinguir as ideias corretas e erradas - requer um julgamento e um erro contínuos; e

Quando as pessoas são livres de cooperar, sujeitas apenas à necessidade de persuadir os outros a cooperarem com elas, a ordem social resultante é aquela em que todos se beneficiam dos conhecimentos únicos que cada um dos milhões de outras pessoas traz para relacionamentos de mercado; Através do mercado, eu me beneficie do conhecimento exclusivo do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro, embora eu não tenha a mais fraca idéia de como cada um faz o que ele faz.

Assim, o individualista reflete sobre o quão extraordinariamente pequeno é a quantidade de conhecimento que qualquer pessoa possui, mas o quanto é extraordinariamente grande é a quantidade de conhecimento possuída apenas por outros que, no entanto, o servem. Essa reflexão humilha o individualista. Ele percebeu que ele sabe muito pouco. Ele entende quão ridículo é para qualquer pessoa, ou qualquer grupo de pessoas formadas em qualquer tipo de comitê, achar que ele ou eles podem compreender os detalhes colossais que estão no cerne dos mais comuns arranjos do mercado.

O individualista não pode deixar de rir da vaidade daqueles que imaginam que podem adivinhar ou planejar o mercado, pois isso seria adivinhar ou planejar centenas de milhões de pessoas, cada uma com pedaços únicos de conhecimento.

O individualista sabe que uma pessoa verdadeiramente isolada de uma sociedade de homens e mulheres livres seria não só desesperadamente pobre, mas também possuidora dos medos e mal-entendidos mais irracionais.

Reflita sobre algum conhecimento comum - digamos, que a Terra é redonda ou que organismos microscópicos podem matar seres humanos. Para nós, esses fatos parecem óbvios. Mas eles não são óbvios. Durante milênios e milênios, a maioria das pessoas não teve suspeita deles. E você, meu querido leitor, conhece esses fatos, não porque você os descobriu, mas sim porque inúmeras outras pessoas pensaram de forma criativa e racional e, ao compartilhar suas idéias com os outros, submeteram suas idéias a avaliação e aperfeiçoamento. Essa interação de indivíduos livres e racionais é o que descobriu e confirmou esses fatos.

A terra parece ser plana para mim, e eu nunca vi bactérias pessoalmente. No entanto, eu sei que a Terra é redonda e que as bactérias existem e muitas são perigosas. Aproveito esse conhecimento, que não é da minha própria descoberta. E enquanto reflito sobre esses benefícios, percebo que quase tudo que eu conheço foi descoberto por outros. É o conhecimento de que eu, deixado sozinho por um bilhão de anos com um computador poderoso, nunca poderia desejar descobrir sozinho.

Sozinho eu sou ignorante e ignorante; Como participante de uma sociedade de mercado, sou informado e esclarecido. Estou informado e esclarecido pelos esforços individuais de inúmeras pessoas que usaram criativamente sua liberdade e sua capacidade de pensamento racional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.